segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

Praticando Aceitação

"A ACEITAÇÃO, na espiritualidade, na conscientização e na psicologia humana, geralmente se refere a experienciar uma situação sem a intenção de mudá-la. A aceitação não exige que a mudança seja possível ou mesmo concebível, nem necessita que a situação seja desejada ou aprovada por aqueles que a aceitam."

Primeiro devemos ter consciência de que o mundo não vai se adaptar a nós. Nós é que devemos nos adaptar ao mundo e às pessoas, sem deixar de lado nossos valores e princípios.
Nada irá mudar só porque você quer. As pessoas... o trânsito... o tempo... o mundo!
Aliás essa nossa adaptação à vida faz parte da nossa evolução espiritual.
Porém a dificuldade em praticar a ACEITAÇÃO depende do modo que a pessoa enxerga a vida. Existe apenas 2 escolhas: uma visão pesada, repleta de preconceitos e julgamentos ou uma visão leve, desapegada de julgamentos, respeitando a forma de viver de cada um.
Não precisamos concordar com o comportamento dos outros, porém devemos respeitar. Cabe a nós escolher o que estará, ou quem estará ao nosso redor.
Achar que as pessoas deveriam agir exatamente como desejamos é uma grande forma de se auto torturar, além da arrogância de pensar que sabemos o que é melhor para cada pessoa.
Cada pessoa age ou pensa em função do que ela já vivenciou ou viu durante a vida. Cada um tem o seu motivo para agir de determinada maneira. Inclusive nós!
Quem garante que agimos como os outros gostariam???
Cada ser é único e especial. Cada pessoa está vivendo de acordo com seus desafios para sua própria evolução espiritual.
Portanto... sejamos leve... deixemos viver!

blog Viva Leve